cmrmc

cmrmc

domingo, 16 de agosto de 2009

Clássicos domingos


DUO TAMARA BARQETTE 
E JÉSUS FIGUEIREDO

Dia 16, domingo às 11h



Tamara Barquette – Violinista

Seus dezesseis anos de idade foram marcados até hoje por inúmeras apresentações em programas de televisão e vários palcos cariocas como: Sala Cecília Meirelles, Teatro Municipal, Igreja da Candelária, ATL Hall, Curta Temporada no CCBB, Teatro Ziembinski, Teatro Noel Rosa entre outros. Aos cinco anos ao ouvi-la tocar com desenvoltura a repórter Isabela Scalabrini, em matéria para o RJTV, arriscou: "estamos assistindo ao nascimento de uma artista".  Entre vários grupos que participou destacamos ``Os Pequenos Mozart” e “ Amadeus” sob orientação da Prof Suray Soren e a Orquestra Tocante, sob regência de Gilvan Melo. Tamara foi aluna da violinista Suray Soren e hoje desenvolve estudos de alta técnica violinistica sendo discipula do Professor Paulo Bosísio, um dos mais conceituados mestres do violino brasileiro.Acompanhada pelo pianista e maestro Jesus Figueiredo, do Coro do Teatro Municipal,  apresenta repertório eclético do Clássico à Música Brasileira. Destacamos,ainda, sua participação como professora monitora junto a jovens violinistas do Salgueiro no Projeto Orquestra Tocante. Assim, Tamara inicia sua trajetória afinada a: busca do aperfeiçoamento constante, multiplicação de saberes a favor da paz. A violinista  possui sua formação musical realizada no Espaço Cultural Tocando em Você, escola de arte-educação fundada há 20 anos, no bairro da Tijuca, local onde Tamara iniciou seus estudos de musicalização de bebês, elementos da música, violino, prática de conjunto, orquestra, dança e teatro.

Participa do Programa de Empreeendedorismo Jovem do Instituto Tocando em Você que apoia a difusão, lançamento de jovens solistas e grupos instrumentais fomentando,também,a busca de intercâmbios culturais.


Jesus Figueiredo – Regente do Coro do Teatro Municipal, Pianista e Arranjador

Regente formado pela UFRJ em 1996. Dirigiu como regente o Coro da Universidade de Letras de 1995 a 1997 regendo as seguintes óperas: O Chalaça de Francisco Mignone; o Elixir de Amor de Donizetti e Orfeu de Monteverdi .Atuou na preparação do Coro Sinfônico da UFRJ para a gravação das seguintes óperas O Colombo de Carlos Gomes (ganhadora do prêmio Sharp/1999)e, ainda, atuou na preparação do coro das óperas Dido e Enéias de Purcell, Bodas de Fígaro de Mozart, Don Pasquale de Donizetti. Regeu a Orquestra Juvenil da UFRJ de 1997 a 2003 e o Coro Sinfônico da UFRJ apresentando obras como: Réquiem de Mozart, Missa da Coroação de Mozart e obras de Haydn e Mendelsson. É pianista e acompanhador do Coral da Escola de Magistratura do Estado do Rio de RJ e maestro assistente do Coro do Teatro Municipal, atuando também como regente convidado. Rege os corais Israelita do Rio de Janeiro e Uruguaio. Destacamos sua premiação em 2001 terceiro lugar no Concurso Nacional de Regência Orquestral. Atua como Diretor Musical, Professor Música de Conjunto e Arranjador da Orquestra Tocante.

 Ouça o Duo

Nenhum comentário:

Postar um comentário