cmrmc

cmrmc

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quintas instrumentais - Duo do Brasil

Rodrigo Lessa e Gabriel Improta
Dia 3 de setembro - 19 horas



No palco o bandolim de Rodrigo Lessa e o violão de Gabriel Improta, dois músicos respeitados e consagrados apresentam um repertório de músicas próprias e clássicos da música brasileira com arranjos inéditos. Destacando autores como Pixinguinha, Tom Jobim, Egberto Gismonti e tantos outros.


Um pouco da carreira dos dois...


Rodrigo Lessa


Bandolinista e violonista, compositor e arranjador, além  de seu trabalho solo , participa de dois importantes grupos cariocas: Nó em Pingo D’Água e o inusitado Pagode Jazz Sardinha´s Club. 

Como instrumentista e arranjador Rodrigo Lessa tem atuado ao lado de grandes nomes da MPB como Paulo Moura, Guinga, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Paulinho da Viola, Cristóvão Bastos, Época de Ouro, Ney Matogrosso, João Bosco, Jonhy Alf e Sivuca. 

Com o Nó gravou seis discos, recebeu prêmios e fez turnês pela Europa e EUA e Chile.

No Pagode Jazz Sardinha´s Club assina com Eduardo Neves a maior parte das composições e arranjos, gravou os dois cds, e recebeu pelo segundo cd Sardinhas o premio Tim de Melhor Grupo Instrumental 2004. 

Em 1997, estreou como compositor de canções em seu primeiro disco solo, Solbambá – muito bem recebido pela crítica. Em 2000, foi um dos 48 finalistas do Festival da Música Brasileira, promovido pela Rede Globo, com a música Patifaria. Logo em seguida lançam Feito à Mão, seu segundo CD solo com participações especiais de Dona Ivone Lara e Joyce. Duas músicas deste CD, Patifaria e Aldeia, foram lançadas em samples, pelo selo inglês Union Square nos cds  I Love Brasil e Night in Rio. 

Em 2003, participa como solista e tem sua música Rala Coxa gravada no disco Estação Leopoldina do clarinetista Paulo Moura e  é selecionado por sua parceria  com o letrista Mauro Aguiar,  como um dos 48 finalistas do Prêmio Visa Compositores. Em 2004, lança dois cds autorais: - No Bangalô da Bandola, com suas composições instrumentais para bandolim  e   Fora de Esquadro  de sambas em parceria com Mauro Aguiar que conta com as  participações de Elton Medeiros, Agenor de Oliveira, Wilson das Neves, Clarisse Grova, Paulo Moura e Pagode Jazz Sardinha´s Club.  Os dois CDS foram premiados na edição 2004/05 Novos Rumos do Itaú Cultural.

Foi selecionado pela segunda vez para a nona edição do premio Visa Compositores.

Em 2007 lançou seu segundo CD instrumental Das Ilhas Mestiças, com suas composições mesclando a música brasileira com as sonoridades de Cabo Verde, Cuba e África, aprovado no Programa de Patrocínio Petrobras.       Esse disco contou com as participações especiais de grandes músicos brasileiros como João Donato e Tomas Improta alem das participações dos cabo verdianos Toi Vieira e do cubano Julio Padron. O disco foi um grande sucesso na critica especializada, e nos shows de lançamento foi apresentado em sete cidades do Estado do Rio de Janeiro, com o encerramento no teatro Rival, entres os shows de divulgação consta a participação no festival de Inverno 2007 em três cidades Petrópolis, Friburgo e Teresópolis, alguns shows baile no Clube Democráticos e a apresentação no Programa Conversa Afinada. 

Em 2008 compõe a trilha sonora original para um especial de TV que foi produzido para a TV Record baseada na adaptação do conto de Machado de Assis “Os Óculos de Pedro Antão”.

Apresenta-se seu duo com o violonista Gabriel Improta com a participação especial de Robertinho Silva.

Outro importante projeto é o disco didático  choro 100,  que será lançado pela  Biscoito Fino,  com livro de partituras e acompanhamentos do grupo Nó em Pingo D´agua  para  14 clássicos do choros . 

Algumas de suas músicas foram gravadas por artistas como Paulo Moura, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Eduardo Neves,Gabriel Improta,  Agenor de Oliveira,  Joyce, Mio Matsuda,  Martin Scales , Lygia Campos e  pelos grupos Nó em Pingo D´agua, Orquestra de Cordas Brasileiras, Rabo de Lagartixa, Gente Fina & Outras Coisas e Ilustrando o Choro e Balaio Carioca.



Saiba mais sobre o artista 

Ouça o artista




Gabriel Improta


Gabriel Improta é um dos mais destacados compositores, violonistas/guitarristas do Rio de Janeiro. Formado em composição musical pela Uni-Rio e em guitarra pelo GIT-Los Angeles. Atualmente conclui seu mestrado na Uni-Rio.  Em 2006 participa do quarteto “tributo a Tom Jobim” em shows pelo Brasil e na Europa. Grava o DVD “A Arquitetura da Flor”, de Francis Hime e realiza turnê pelo Brasil. Shows com Jacques Morelembaum no Brasil e em Portugal.

Em 2005 o Garrafieira, grupo que Gabriel lidera, ganhou o Prêmio na categoria “melhor grupo de MPB”. Lançou o CD solo “É o Violão do Brasil” em São Paulo.

Em 2004 dirigiu e arranjou o CD “Jogo de Cintura” com a participação dos cantores Nilze Carvalho e Marcos Sacramento. Participou de diversas apresentações pelo Brasil com Fancis Hime no show “Álbum Musical”, que prosseguiu em 2005. Fez shows no Rio de Janeiro e em São Paulo com Trio Madeira Brasil e Elza Soares. Compôs e gravou a trilha sonora do documentário norte-americano “Caipira”.

Em 2003 fez diversas apresentações pelo Brasil com Francis Hime no show “Brasil Lua Cheia”. Lançou o CD solo “É o Violão do Brasil”. Apresentou-se junto ao violonista cubano Aldo Rodrigues no festival “Encontro Brasil Cuba no séc.XXI” no CCBB em São Paulo. 

Em 2002 Apresentou seu trabalho solo no “Festival de Guitarra de Havana” no Teatro Amadeo Roldán em Cuba,  organizado pelo compositor Leo Brouwer, que esteve presente ao concerto. Tocou na “Homenagem a Baden Powell” com Ithamara Koorax na Sala Baden Powell (RJ). 

Em 2001 e antes fez diversos shows em duo com a cantora Carol Saboya. Apresentou seu trabalho solo no festival “Panorama do Violão” na Sala Cecília Meireles RJ. Fez a trilha sonora do vídeo “O Túnel”, de Mayra Jucá, que ganhou o 1º lugar no “Prêmio Atlantic de Vídeo” e os prêmios “Jovem Artista” da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2º lugar pela composição “Tela Viva”) e “Prêmio Cria-Rio” (3º lugar pela composição “Choro para McCoy”).


Ouça o artista









Nenhum comentário:

Postar um comentário