cmrmc

cmrmc

sábado, 8 de janeiro de 2011

Workshop "A sonoridade dos tambores da Amazônia"

 Workshop com o Trio Manarí
Dias 11, 12 e 13 - Terça, quarta e quinta-feira - 14h
Gratuito
O Trio Manarí fará três workshops gratuitos no Centro de Referência da Música Carioca nos dias 11, 12 e 13 de janeiro (terça, quarta e quinta-feira). É uma rara oportunidade de tomar contato com a pesquisa musical do trio formado por Kleber Benigno, Márcio Jardim e Nazaco Gomes, e de experimentar em cada batuque um pedaço da cultura amazônica.


Buscando somar e mesclar sonoridades do interior do Pará, os arranjos percussivos do Trio podem nascer de sons da água, da floresta, ou da boca de um nativo da região.  O primeiro álbum do Manarí, chamado "Braços da Amazônia", lançado em 2002 tem participações especiais de Fafá de Belém, Nilson Chaves, Andréa Pinheiro, Floriano e Iva Rothe, além de músicos como Adelbert Carneiro.
Além de atuar no meio artístico, o Trio Manarí ministra oficinas de percussão, e teoria musical ensinadas para jovens e adultos em vários projetos dentro de Belém. Os ritmos tradicionais da região como o Carimbó, o Lundu e o Samba de Cacete, viram objetos de estudo para os alunos, que são estimulados a criar uma sonoridade própria a partir deles.


Além de pesquisar os primórdios da música na região norte, o passado ancestral desses sons, o Trio Manarí não deixa de ter um olhar no futuro e nas novas formas eletrônicas de percussão.
 O espelho da tradição amazônica agora pode ressoar em outras culturas, em ouvidos e mãos de percussionistas em todo o planeta. O som da região mais verde do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário