cmrmc

cmrmc

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rio Ritmos



Quarteto Primo Dorival
Dia 3/3 - Sábado - 19h30

Além da forte ligação familiar, os primos Eliza, Malu, Matheus e Rogério sempre tiveram uma grande afinidade através da música, e desde 1998, quando se apresentaram juntos pela primeira vez, inúmeras histórias musicais foram criadas por eles.
A idéia de realizar um projeto musical com os quatro começou a tomar forma nos idos de 2001, quando foram convidados pelo maestro Muri Costa para participarem de um coral que estava sendo criado por ele. Mais do que um regente, Muri tornou-se parceiro musical dos primos, e teve influência significativa na formação musical deles.
Músico há quase quatro décadas, Muri foi violonista do mestre Dorival Caymmi e trabalhou também com seus filhos, Nana e Danilo, com quem divide os palcos até hoje. Essa vivência com a família Caymmi o inspirou a criar arranjos vocais para coro das músicas do grande compositor baiano. Com esse material pronto, encontrou no quarteto vocal formado pelos primos a forma perfeita para gravar os arranjos.
O repertório de Dorival é vasto, e a seleção das músicas para o cd preza pela universalidade de temas do compositor baiano. Músicas do mar, de amor, das situações cotidianas e da vida dos personagens que permeiam esta obra tão importante da música brasileira. De clássicos consagrados como “O bem do mar” a canções mais desconhecidas do grande público (“Sargaço mar”), o disco “Dorival” é composto de treze faixas, sendo nove delas cantadas pelo quarteto e um solo para cada um dos integrantes.
A sonoridade é toda voltada para a valorização dos arranjos vocais, com suas sofisticações e sutilezas. O violão de Muri Costa é presente em todo o disco, com participações de Marcelo Costa na percussão e bateria, Zeca Assumpção no baixo, Cristóvão Bastos no piano, Jacques Morelembaum no violoncelo, Marcelo Caldi no acordeão e André Siqueira no violão de aço.
Outro convidado especial é Danilo Caymmi, que narra a “História dos pescadores” e canta em trechos desse épico do mar.
“Dorival” é um disco que traz arraigado em seu conceito as relações humanas, de família e amigos, que num esforço conjunto conseguiram realizar este belo trabalho que apresenta de forma inédita toda a imensidão contida na música de Dorival Caymmi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário