cmrmc

cmrmc

segunda-feira, 12 de março de 2012

Rio Música Clássica


Quarteto Radamés
Dia 15/3 - Quinta-feira - 19h30


Lançamento do DVD Villa-Lobos

Quarteto Radamés é um quarteto de cordas:

Carla Rincón, Violino I
Andréia Carizzi, Violino II
Fernando Thebaldi, Viola
Hugo Pilger, Violoncelo

Reconhecido como o melhor conjunto de câmara do Brasil pelo XIII Prêmio Carlos Gomes, o Quarteto Radamés Gnattali se consolida como o ensemble de cordas de "uma sonoridade de perfeito equilíbrio e fraseado impecável.” (JB On-line).

A conquista desse renomado prêmio parte das performances em palcos brasileiros, americanos, europeus e africanos, levando a mais refinada interpretação da música de câmara brasileira.

Após a primeira e única interpretação até o momento, no Brasil e na América do Sul, de toda a obra para quarteto de cordas de Heitor Villa-Lobos, durante Festival Villa-Lobos de 2009, no Rio de Janeiro, o quarteto desponta como o primeiro no mundo a gravar, em DVD e Blu-Ray, dos 17 quartetos com lançamento para março de 2012, quando o mundo celebra os 125 anos de nascimento do maior compositor das Américas: Villa-Lobos.

Ainda em 2011, o conjunto lança em novembro o CD "As 4 Estações Cariocas" com participação do violonista José Paulo Becker com obras exclusivamente escritas para o quarteto e em dezembro o ensemble também lança o CD de quartetos compostos especialmente para o quarteto pelo renomado grupo de compositores contemporâneos brasileiros o “Prelúdio XXI”.

O “Radamés” também parte em novas viagens de Concertos Didáticos para diversos estados do Brasil. Essa série de concertos nasceu em 2007, com a missão de resgatar as canções infantis do folclore brasileiro, apresentando espetáculos baseados no Guia Prático de Villa-Lobos em escolas da rede pública. Esse ano completa 10.000 espectadores e mais de 5.000km percorridos.

Em apresentações no Rio de Janeiro, onde está sediado, o quarteto construiu uma relação de intimidade com o público, participando de festivais de música de câmara como a Bienal de Música Contemporânea da Funarte, MIMO, Festival Villa-Lobos e Caixa Cultural, dentre outros.

O conjunto também realizou, a convite da Universidade Estadual da California-Stanislaus, uma turnê de concertos e workshops pelos EUA em 2007, focada essencialmente na música brasileira. Estes projetos prepararam o cenário para a gravação do CD “Quadro Brasil”, um mergulho na produção de Camargo Guarnieri, Gnattali, Cláudio Santoro e Villa-Lobos, que foi muito elogiado pela crítica.

Esta energia deriva do talento e da personalidade de instrumentistas que enxergam na música uma linguagem livre de fronteiras etárias e sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário