cmrmc

cmrmc

segunda-feira, 26 de março de 2012

Rio Ritmos


Marcelo Caldi
Dia 31/3 - Sábado - 19h30

Marcelo Caldi – Homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga

O maior ícone da nossa cultura popular completa 100 anos em 2012. A comemoração do Centenário de Luiz Gonzaga visa a manter na memória coletiva a grandiosidade e a importância desse artista para nós nos compreendermos como povo brasileiro, como nação.
O Centenário é uma excelente oportunidade para celebrar a diversidade musical do rei do baião, que, antes de subir ao trono, era conhecido também como grande instrumentista de choro. A árvore gonzagueana gerou ainda outros frutos, que merecem a digna homenagem como sanfoneiros, como o caso de Dominguinhos e Sivuca.
Essa é a proposta do Show Marcelo Caldi Trio, estreado no Teatro SESI Itaperuna em novembro de 2011, e com shows marcados no ano que vem para a Sala Funarte Sidney Müller (fevereiro) e para o Teatro Furnas (agosto), entre outros.
O diferencial do espetáculo está na riqueza e diversidade dos arranjos musicais feitos por Marcelo Caldi, considerado um dos melhores instrumentistas de sua geração, além da potência de dois grandes músicos, Fábio Luna (bateria, percussão e flauta) e Nando Duarte (violão de 7). De forma compacta mas não minimalista, o trio demonstra uma sonoridade tipicamente popular e requintada, tendo a sanfona como carro-chefe. Os três já se reuniram para (Delira, 2008), indicado ao Prêmio de Música Brasileira na categoria instrumental.
O repertório apresenta alguns choros famosos de Gonzaga gravados na década de 1940, antes dele ser reconhecido não ficam de fora.
Enveredando pelo dançante forró instrumental, Marcelo Caldi toca mostra símbolos da cultura nordestina, como chapéus de couro, balões de São João e estandartes. sanfoneiro brasileiro. O encontro com o mestre me fez mergulhar no imenso manancial da música brasileira com sotaque nordestino, o que para mim foi uma descoberta, já que venho de uma aprendizagem autodidata no instrumento ícone da cultura popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário