cmrmc

cmrmc

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rio Clássicos


Quinteto Villa-Lobos
Dia 12/4 - Quinta-feira - 19h30

Um alto grau de musicalidade marca a trajetória do Quinteto Villa-Lobos, que em 2012 comemora seu cinqüentenário de atividades ininterruptas. Fundado em 1962, desde então esmera-se na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino.
Atualmente é formado por Rubem Schuenck, flauta; Luis Carlos Justi, oboé; Paulo Sergio Santos, clarineta; Philip Doyle, trompa; Aloysio Fagerlande, fagote.
Em sua formação atual podemos destacar os CDs: Quinteto em Forma de Choros (Kuarup Discos), Fronteiras e Quinteto Villa-Lobos Convida (Rio Arte Digital), Um Sopro Novo (Selo Radio MEC), A Obra de Câmara para Sopros de Heitor Villa-Lobos ( ABMDigital), Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974 (Selo Radio MEC), agraciado com o Prêmio BR-Rival em 2008, Villa-Lobos – um clássico popular (Kalamata), em 2009 e Ernesto Nazareth (Kalamata)em 2011.
Em 2001 e 2009 recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como o Melhor Grupo de Câmara nacional. Em 2006 foi premiado pela Funarte e realizou turnê com 12 concertos pelo Nordeste, além de ter encerrado a Copa da Cultura com concerto em Berlim, Alemanha.
Em 2008 realizou o projeto Oi apresenta: Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro, com 35 concertos e oficinas por cidades do estado, turnê de lançamento do CD Quintetos de Sopro Brasileiros com concertos em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de apresentações e oficinas no Chile, Paraguai, Peru e Equador a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Em 2009 foi Quinteto Residente do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, realizou turnê, também a convite do Itamaraty, por vários países africanos, além de uma série de concertos para o lançamento do novo CD Villa-Lobos-um clássico popular por diversas cidades brasileiras, e encerrou o Festival Villa-Lobos promovido pela Radio-France, França, com um concerto em Paris, na Salle Olivier Messiaen.
Em 2010 participou de concertos comemorativos em Israel, nas cidades de Tel-Aviv, Jerusalém e Kfar Saba, a convite da Embaixada Brasileira por ocasião da visita do Presidente Luis Inácio Lula da Silva aquele país.
Em 2011 realizou turnê de lançamento do CD Ernesto Nazareth por várias cidades brasileiras, além de ter participado da XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.

Formação do Quinteto Villa-Lobos: Rubem Schuenck (Flauta), Luis Carlos Justi (Oboé), Paulo Sergio Santos (Oboé), Philip Doyle (Trompa) e Aloysio Fagerlande (Fagote)

Nenhum comentário:

Postar um comentário